Gostaria que você me respondesse: Você tem medo de quê? O que tem te paralisado? O que tem te angustiado? Quais sentimentos te protegem? Você sabe o que o medo pode te causar? Você sabe quais as consequências do medo em sua vida? Quais os tipos de medos existentes? Vamos falar sobre o sentimento medo, e entender suas causas e consequências. Sentimento esse que acompanha todas as pessoas. O medo tem o poder de transformar vidas, de paralisar, de angustiar, ou até mesmo proteger. Sim! O medo pode te proteger. Quero falar sobre três tipos de medo: o medo que paralisa, o medo que angustia, o medo que protege.
Vamos começar pelo medo que paralisa, esse medo tem o poder de deixar a pessoa estagnada, não consegue fazer nada, não sai do lugar, não evolui, não prospera, pois o medo a aprisiona. Sua vida é limitada a zona de conforto, nesse nível do medo, não há riscos, não há aventuras, não há desafios, apenas uma falsa sensação de segurança e estabilidade. A pessoa que vive no medo que paralisa, não é realizada, ela sonha em viver uma realidade que jamais conseguirá alcançar pois, o medo não a permite. As consequências que uma pessoa que carrega consigo o medo que paralisa é o fato de perder pequenas e grandes oportunidades na vida, e ter consigo um uma eterna frustração. As conquistas, os sonhos, dependem de coragem, ousadia, riscos, sem essas características não é possível vencer, mas uma pessoa que carrega consigo a sombra do medo paralisador, jamais conseguirá colocar essas habilidades em práticas.
O medo que angustia, esse poderia tratar como fobia ou como chamada por Freud de histeria de angústia. Nesse nível o medo chega a se tornar um transtorno ou até mesmo em pânico. Esse medo que angustia, se apresentam em determinadas circunstâncias, como em locais, animais, objetos, situações, pessoas, atitudes e comportamentos. Esse medo pode ser gerado por traumas vivido na infância, gerado em sua vida adulta por alguma situação ocorrida ou registros guardados dentro do inconsciente. Este tipo de medo gera angústia, sofrimento, dor, pavor, fobia. E em sua grande maioria foge do controle, deixando a pessoa em seu estado de pânico.
O medo que angustia tem suas consequências, pessoas que carregam essa sombra costumam se isolar, não se permitindo ter determinadas experiências, são pessoas extremamente amedrontadas, inseguras, e assustadas. Se sentem presas dentro de si, pois a angustia as atormentam. O medo angustiante se torna fobia que por sua vez, não cuidada, se transforma em pânico.
E o medo que protege, qual seria? O medo que protege é aquele que não te paralisa e nem te angustia, nem te causa pânico. A função do medo que protege é de criar um filtro de razão para você tomar suas decisões sem colocar sua vida num todo em risco. Vamos de exemplo?
Você está na praia, o mar está um pouco agitado, mas tem pessoas dentro da água. O medo surge, se for o medo que paralisa, você não coloca nem o pé na água. Se for o medo que angustia, você irá embora, porém, o medo que protege te permitirá entrar na água em uma margem que te de segurança, sem te colocar em risco.
O medo que protege é assim, em qualquer área da vida, ele não limita, não paralisa, não bloqueia, não causa pânico, não te faz perder oportunidades e muito menos experiências. Ele é o medo da consciência, onde você sabe dos riscos, você sabe que ele está lá, mesmo assim, não te impede de ir. Você vai com medo mesmo e o mais legal, você experimenta. Você vive, você tem o conhecimento para dizer se foi válido ou não. Pois como diz o ditado popular: Quem não arrisca, não petisca.
O medo que te protege não te permite a tudo, nele é trabalhado a consciência, a responsabilidade, limite, a diferença, é que há um equilíbrio, se a consciência diz que é seguro, que vale a pena arriscar, o medo perde. Mas quando a consciência diz que é perigoso, que coloca a vida, os projetos etc. em risco, o medo ganha. Sempre haverá um equilíbrio. O medo que protege existe dentro de todos nós, mas nem sempre damos espaço para que ele se manifeste.
O medo faz parte de nossa vida e para cada medo existe uma origem, uma história, um motivo. Alguns medos precisam ser tratados com profissionais qualificados, outros conseguimos administrar no dia a dia. Mas o importante é entender que o medo é um sentimento existente no ser humano, que sempre irá nos acompanhar, como uma sombra, em cada pessoa se manifesta de uma maneira e cada um tem sua forma peculiar para lidar. Não adianta fugir do medo, ele é a sombra que vive em todos nós, o que define é qual deles você quer que faça parte da sua vida.
Por: Ivana Brito